Somos seres emocionais. E como somos.
Apesar de ser os os únicos animais a desenvolverem um cérebro pensante eficaz, o neocortéx,, ainda somos muito regidos pelo nosso cérebro ancestral, o cérebro límbico.
Convivemos com ambos e saber equilibrar pensamentos e emoções é a base de uma vida mental e fisicamente saudável.
E quando as coisas não dão muito certo para nós, geralmente sofremos uma espécie de sequestro mental e nossas emoções tomam o comando. Em boa parte das vezes, são acontecimentos negativos geram o start para que as emoções tomem conta, como a raiva e o rancor. E esses sentimentos, nesses momentos, conseguem mesmo anular o cérebro pensante, nos fazendo tomar atitudes que não gostaríamos de tomar ou coisas que não gostaríamos dizer.
E depois que elas tomam o poder, fica difícil pará-las.
Então, existe um segredinho aí.
Quando as coisas começarem a sair do controle, tente se concentrar. A primeira coisa a fazer é literalmente contar até 10.
A contagem usa nosso cérebro racional. assim, ele consegue entrar em ação e não ser anulado pelas emoções que afloram fortemente.
Nessa contagem, com o cérebro racional voltando, nos acalmamos naturalmente e conseguimos "enxergar" as coisas com mais clareza e pensar em uma solução mais sensata para o problema.
Claro que isso requer treino, prática. mas que irá nos proporcionar um equilíbrio incrível em nossa vida.
Então, da próxima vez que se "zangar" com alguém ou com alguma coisa que deu errada, comece a contar.....
E depois nos conte também
Marcelo Muriel é jornalista e pesquisador sobre Autoconsciência e Inteligência Emocional
Comments